Como aumentar as vendas em sua loja virtual: tráfego de referência e e-mail marketing

No post Como aumentar as vendas em sua loja virtual, mostramos como fazer com que seu e-commerce saia do zero. Uma das maneiras de se fazer isso é aumentando o tráfego (número de visitas) para seu site. Neste artigo, abordaremos como aumentar o número de visitas por meio do tráfego de referência e e-mail marketing.

Tráfego de referência

O termo tráfego de referência pode ser desconhecido para a maioria das pessoas. Mas, na prática, são os visitantes que entram em seu site por meio de links diretos de outras páginas (em vez de pesquisas diretas no Google, por exemplo). Ter um link de seu site dentro do blog de outra pessoa pode ser um disseminador de sua marca, mesmo que não haja garantia de vendas.

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Link em um post do Blog Help dos Cabelos que leva a loja Top Cosméticos

Ter um link em um blog relacionado ao seu nicho pode atrair clientes em potencial. Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos e tem um link em um blog de moda que traga um tutorial sobre as cores dos batons para suas clientes, há chances das leitoras do blog clicarem em seu e-commerce.

Como o lojista pode se aproveitar disso?

A vantagem do tráfego de referência é que alguém pode comentar algum produto seu em um blog alheio ou página de um tutorial no Youtube, por exemplo. Isso quer dizer que a pessoa se sentiu atraída por seu produto e entrou em sua página (referenciada por outro site). Além disso, quando um site ou blog cria um link para o seu e-commerce, isso pode ajudar a “rankear” a sua loja no Google.

Existe até um nome para isso: Link building. Link building é o termo usado para conseguir criar links para algumas páginas ou site, aumentando sua relevância em buscas pela web (ou seja, melhorar o posicionamento do seu site nos resultados das buscas). Comentar blogs dos outros e deixar o link da sua empresa nos comentários pode ser um atrativo para seu público, desde que não pareça apenas uma “propaganda” da sua empresa.

Por isso, o mais indicado é: crie uma rede de relacionamento com blogueiros. Existem aqueles que vão “vender” espaços no seu blog e aqueles que vão oferecer esse serviço de graça. Muitos blogueiros fazem comentários sobre produtos e até serviços alheios. Fique de olho neles e estabeleça contato (por e-mail mesmo). E, pergunte se você pode indicar um produto seu para ele ou até mesmo escrever um post para o blogueiro sobre determinado assunto. Por que não?

E-mail marketing

Assim como tráfego de referência, o e-mail marketing tem seu valor. No entanto, enviar e-mail para quem você não conhece não tem muito efeito. Por isso, as listas de e-mail marketing pagas muitas vezes podem representar perda de tempo e dinheiro! O e-mail marketing serve para você retomar a conversa com aquele consumidor que você já conhece. Por isso, é importante ter todos os seus clientes cadastrados.

Mas, mesmo para aqueles clientes que você já conhece, é importante tomar cuidado com algumas coisas em seu e-mail marketing:

A mensagem de um e-mail marketing deve ser curta e realmente atraente. Não perca seu tempo escrevendo bobagens, gracinhas, nada disso. E também não adianta criar um e-mail marketing contando tudo o que sua loja oferece se o que você apresenta não interessa a seu consumidor. Por isso, o tipo de produto que você oferece também é muito relevante.

Dizem os especialistas que uma das empresas que mais se destacam pelo e-mail marketing é a Amazon. A empresa americana acerta em cheio em seu e-mail marketing porque, não apenas acompanha o cliente durante o processo da compra do produto, mas sabe realizar o pós-venda como poucas empresas em todo o mundo.

A Amazon investe em personalização. Ela pesquisa o cliente antes de oferecer qualquer coisa e somente direciona para o consumidor assuntos que realmente vão interessá-lo. Além disso, nunca deixa de apresentar ofertas realmente atraentes. A gigante do e-commerce gastou milhões de dólares para entender como se aproximar dos seus clientes, por meio de seu “big data”, realizando o e-mail marketing de forma inovadora.

O resultado tem sido positivo, por hora. A empresa representa 30% da movimentação de e-commerce nos Estados Unidos. Quem não gostaria de ter tantos clientes como a Amazon? Que tal começar a observar melhor os seus clientes antes de enviar e-mail marketings? É de se pensar.

Confira esse artigo que analisa com profundidade a estratégia da Amazon: 6 lessons you can learn from Amazon’s killer email marketing.

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Amazon utiliza dados para melhorar seu e-mail marketing

Agora que você entendeu a importância do tráfego de referência e do e-mail marketing para aumentar as visitas em seu e-commerce, é hora de colocar essas estratégias em prática. Lembre-se de sempre acompanhar o desempenho dessas ações e ajustá-las conforme necessário. Com o tempo e dedicação, seu e-commerce irá crescer e se destacar no mercado.

Boa sorte e sucesso em suas estratégias de marketing digital!

Jorge Oliveira

Consultor - Panacea

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