O sonho de todo empresário que “monta” uma loja virtual é vê-la a todo vapor, ou seja, vender cada vez mais. No entanto, nem sempre é assim que ocorre quando se inaugura uma loja virtual. Muitas vezes, o empresário já está com tudo pronto para a loja vender: produtos cadastrados, meios de pagamento configurados, embalagens personalizadas. E, então, falta o principal. Você não está vendendo quase nada, ou literalmente nada. Que aconteceu?
A equipe da Panacea identificou os principais obstáculos de venda para quem está começando agora com uma loja virtual e apresenta, abaixo, os itens que todo empresário deve prestar atenção.
Google Analytics – sua ferramenta básica para avaliar resultados
Se você quer saber o que está acontecendo em sua loja virtual, é importante que antes de qualquer coisa instale o Google Analytics e o configure para sua loja. Para verificar se o acompanhamento de comércio eletrônico está configurado basta clicar em Conversões -> Comércio Eletrônico -> Visão Geral. Se a mensagem que aparece para você é igual ao da figura abaixo, então não está configurado o código de acompanhamento de transações. Será necessário seguir as instruções do próprio Analytics ou pedir para quem desenvolveu sua loja, que o faça.
Caso você não saiba como acessar o Google Analytics, também procure seu desenvolvedor para ajudá-lo. É importante também que saiba encontrar no Google Analytics as informações que serão abordadas abaixo. Se você não tiver intimidade com o sistema, é aconselhável procurar mais informações sobre o Analytics. Esse tutorial da Seomaster pode ajudá-lo.
Para quem está começando a vender
Montar uma loja virtual significa que você terá que entender alguns movimentos simples de seus clientes, por isso as ferramentas de análise são tão importantes.
A equipe da Panacea selecionou três indicadores básicos que devem ser considerados para entender o que está acontecendo em sua loja virtual: é preciso considerar o número de visitas (tráfego), a taxa de conversão e o ticket médio.
- O que é Tráfego?
São todas as visitas que seu site recebeu das diversas fontes possíveis: desde o Google até outros mecanismos de buscas, visitas vindas do Facebook, de emails, de sites com links para sua loja, pessoas que digitaram diretamente o endereço. De um modo simplista, pode-se dizer que é o registro da quantidade de pessoas que visitam seu site e de onde vieram.
- O que é Taxa de Conversão?
É a divisão entre o número de visitas em seu site, pelo número de pedidos recebidos em determinado período. Se, por exemplo, no último mês (ou semana) você teve 1000 visitas e um total de 10 pedidos, a taxa de conversão foi de 1% (1000/10). Também de um modo simplista, é possível dizer que essa taxa representa o número de pessoas que realmente compram.
- O que é Ticket Médio?
É o valor médio dos pedidos, ou seja, o valor total vendido dividido pelo número de pedidos.
Resumindo, esses três indicadores servem para identificar quantas pessoas entraram em sua loja, quantas compraram e qual foi o valor médio dos pedidos.
Que tal um exemplo para simplificar ainda mais esses conceitos? Convidamos você a fazer uma conta básica. A experiência com os clientes da Panacea acrescida às informações de mercado com as quais a nossa equipe trabalha, indicam uma taxa de conversão média, no Brasil, para pequenas empresas e em estágio inicial de cerca de 1%. Considerando isso, uma loja que tem em média 50 visitas por dia, pode considerar normal que realize durante um mês, apenas 15 vendas. Acha essa quantidade muito baixa? Porém, o valor de 1% é o que ocorre na média das empresas e muitas estão abaixo disso e não chegam a atingir 10 pedidos por mês (com uma média de 50 visitas dia).
O que fazer para vender mais?
É simples, mas não é tão fácil quanto se pensa. Será necessário aumentar o número de visitantes (mais tráfego) e aumentar a taxa de conversão. Em alguns casos, pode ocorrer de apenas um desses indicadores estar abaixo no aceitável e podemos concentrar os esforços em melhorá-lo, mas normalmente precisamos melhorar os dois indicadores.
Como aumentar o tráfego?
Para isso, é preciso que as pessoas saibam que sua loja existe e que ela pode ter o que elas procuram. Mas, antes é preciso conhecer os vários tipos de tráfego. Abaixo, estão listados os principais.
Direto – o usuário sabe o endereço (URL) de sua loja e digitou o endereço em seu navegador. Ele pode saber o endereço por já ter visitado antes a loja, por anúncio impresso, pelo seu cartão de visita ou algo assim.
Orgânico – é a visita vinda de um buscador como o Google ou o Bing. Alguém procurou por uma palavra e o buscador indicou seu site nos resultados da busca.
Pago – Anúncios em Google AdWords, Buscapé ou Facebook, por exemplo.
Referência – um site, o Facebook ou um blog que comentou um produto que você tem, tinha um link que levou o usuário ao seu site. Também chamado de backlinks.
Email – Sua loja enviou um email marketing e as pessoas clicaram em links nesse email marketing que levavam ao seu site.
Tráfego Pago
Os esforços para aumentar o tráfego devem considerar todas as formas acima, mas o tráfego pago é o que gera resultados mais rápido. Se você está disposto a investir no crescimento de sua loja, investir em Google AdWords, por exemplo, pode ser um bom começo. É importante que você estabeleça o retorno desejado (conhecido como ROI) para o valor investido. Se você gastou R$100,00 em anúncios e vendeu a partir deles R$1.500,00, você tem um ROI de 15 ou 6,66% do valor investido.
Apesar de ser relativamente simples criar uma conta no AdWords, fazer a configuração das campanhas e anúncios, para que traga bons resultados é um trabalho mais profundo. É preciso entender todos os detalhes que vão garantir o sucesso de sua campanha. Por isso, a não ser que você esteja disposto a estudar e aprender como fazer, é melhor contratar uma agência ou profissional que faça isso por você.
Tráfego Orgânico
É o que exige mais tempo e dedicação para refletir nas vendas. No entanto, é o que traz melhores resultados a médio e longo prazo. Imagine que você vende óculos de sol e alguém procura por “rayban marrom” no Google e sua página aparece em terceiro lugar, logo após o próprio fabricante e antes que qualquer outra loja virtual. A chance de uma pessoa clicar em seu site é muito grande.
No entanto, para aparecer no terceiro lugar, como no exemplo, seu site precisa estar muito bem preparado. É o que é chamado de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas). É um esforço que vai envolver desde os dados de seu produtos (nome, URL, descrição, fotos, etc.) até a própria plataforma de sua loja.
O exemplo é de um cliente da Panacea, a Visostore, que tem uma loja “otimizada” para buscas e, com isso, alcança ótimos resultados!
No post da próxima semana a equipe da Panacea vai falar sobre tráfego de referência e email.
Jorge Oliveira
Consultor - Panacea
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