Uma das maneiras de aumentar as vendas é estabelecer um relacionamento maior com os que já são seus clientes. Muitos donos de e-commerce se preocupam, apenas, em ter mais e mais clientes. Mas, por que fidelizar quem já é seu cliente?
Um consumidor que já comprou uma vez em uma loja virtual tende a gastar 67% a mais do que novos compradores. É o que afirma a empresa americana de marketing digital, a Marketo.
É preciso prestar atenção também que a compra no mundo virtual funciona mais ou menos como o mundo real. Quando você compra num e-commerce, pergunta para alguém como é aquele site. Ou lê os comentários dos clientes daquela página. É a famosa “indicação”.
E quando você compra numa loja virtual que foi a indicação de alguém, quer ter um bom tratamento. Imagine-se, agora, numa loja física: você, como cliente, gostaria da ser recebido com um “bom dia”, de ser ouvido com atenção, de ser atendido com gentileza, de ter situações resolvidas imediatamente caso não consiga encontrar o que busca. Portanto, é esse tratamento que os clientes das lojas virtuais esperam receber também no e-commerce. Mas, como fazer isso numa loja virtual?
Uma das maneiras é utilizar com eficácia seu e-mail nos pós-venda. Trouxemos dicas para que possa trabalhar melhor essa ferramenta.
Agradeça seu cliente
Quando um cliente compra um produto seu, é importante não apenas informar o básico do pedido, mas personalizar essa mensagem para que não pareça “robótica”. Por exemplo, não escreva: “obrigada por adquirir nossos produtos”. Prefira: “Olá, como vai? Ficamos felizes por ter adquirido nossos produtos e queremos auxiliá-lo nessa compra.”. É importante também conter nesse e-mail o tempo que leva para o produto ser entregue. E a partir desse primeiro e-mail, outros podem ser escritos para criar um vínculo maior com seu cliente: por exemplo, pode haver um e-mail de acompanhamento do produto mostrando em que estágio está a entrega (separado, entregue a transportadora, etc.).
O que o cliente achou?
Já foi o tempo em que você pedia para o cliente avaliar, numa escala de um a cinco, o que ele achou do produto. Faça com que seu cliente realize um comentário sobre seu produto. Você pode convidar o cliente a fazer esse comentário no seu site ou em suas redes sociais (inclua links de fácil utilização para Pinterest, Twitter ou Facebook) e ainda explique que esse comentário vai ajudar a orientar outros consumidores. As avaliações melhoram a taxa de conversão de um produto. Pode-se, inclusive, utilizar esse comentário num futuro anúncio on-line.
E, feito tudo isso, é hora de agradecer seu cliente por seu comentário, oferecendo um desconto para um produto similar, por exemplo.
Clientes fiéis ganham atendimento VIP
Estudos afirmam que apenas 8% dos clientes são responsáveis por cerca de 40% das vendas num e-commerce. Por isso, de vez em quando, encaminhe e-mails com ofertas especiais a esses clientes. Afinal, são eles os seus maiores compradores.
E você? como tem usado os emails pós-venda no relacionamento com seus clientes? Compartilhe sua experiência nos comentários. 😉
Estava procurando saber sobre isso, ótimo blog obrigado. Já adicionei aos favoritos!
Obrigado Uriel. Fique a vontade no blog. Como tem usado o e-mail no relacionamento com seu cliente?